Secções
Entrar

Covid-19: Bósnia descobre alegada fraude na compra de ventiladores

29 de maio de 2020 às 13:21

Foram detidos o primeiro-ministro da Federação Bósnia Muçulmano-Croata, um alto responsável estatal e um empresário que recebeu cinco milhões de euros para adquirir o equipamento médico.

As autoridades da Bósnia detiveram hoje dois altos funcionários do Estado e um empresário envolvidos na importação de uma centena de ventiladores chineses que não funcionaram no tratamento de doentes infetados pelo covid-19.

De acordo com os jornais de Serajevo foram detidos o primeiro-ministro da Federação Bósnia Muçulmano-Croata, um alto responsável pelos Serviços de Proteção Civil e um empresário do setor do comércio de fruta que recebeu cinco milhões de euros do Executivo para adquirir o equipamento médico.

Os três indivíduos estavam a ser investigados num processo de lavagem de capitais, fraude e desvio de fundos do Estado, entre outros crimes.

A investigação começou em março após denúncias que relacionavam a empresa Silver Rasperry, uma pequena companhia de fruta com ligações ao poder político da Bósnia.

O relatório inicial da Procuradoria bósnia indicava que a importação dos ventiladores da República Popular da China não tinham as características adequadas para o tratamento dos pacientes afetados pela pandemia SARS-coV-2, além do preço das máquinas ser excessivo.

A companhia rejeitou que o preço da importação dos ventiladores estava inflacionado e que usou as ligações com a República Popular da China para levar a cabo o que designou "missão humanitária".

A Bósnia, país envolvido numa sangrenta guerra civil durante a década de 1990 é composta pela Federação Muçulmano-Croata e pelas entidades sérvias.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela