Secções
Entrar

Coreia do Norte "pronta" para permitir visitas de inspectores internacionais

08 de outubro de 2018 às 13:45

Pompeo revelou que os inspectores internacionais serão autorizados a visitar o local dos testes nucleares desmantelado por Pyongyang após um encontro com Kim Jong un.

O chefe da diplomacia norte-americano, Mike Pompeo, anunciou, esta segunda-feira, que os inspectores internacionais serão autorizados a visitar o local dos testes nucleares desmantelado por Pyongyang após um encontro com Kim Jong un.

O secretário de Estado dos EUA encontrou-se com o líder norte-coreano no domingo, na capital norte-coreana com o objectivo de relançar as negociações de desnuclearização e depois de um encontro histórico em Junho entre o presidente norte-americano, Donald Trump, e Kim Jong un.

"O presidente Kim disse que estava pronto para permitir que eles regressassem ao local de testes nucleares de Punggye-ri", disse Pompeo. A Coreia do Norte desmantelou este local subterrâneo em Maio, mas ainda não tinha permitido o acesso de observadores internacionais para verificar se estava efectivamente inoperante.

O local incluía vários túneis escavados sob uma montanha de granito de 2 mil metros de altura no norte de Hamqyong, uma província do nordeste da fronteira com a China.

Esta é a quarta viagem do secretário de estado norte-americano à Coreia do Norte enquanto parece tomar forma um acordo entre os dois países.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela