Secções
Entrar

Cidade alemã de Magdeburgo assinala primeiro aniversário do atentado no mercado de Natal

Lusa 20 de dezembro de 2025 às 15:24

A cerimónia marcou o início das homenagens às vítimas nesta cidade do leste da Alemanha e contou com intervenções de um capelão, de um médico e de uma sobrevivente do ataque.

A cidade alemã de Magdeburgo assinalou este sábado o primeiro aniversário do atentado ocorrido num mercado de Natal em 2024, com uma cerimónia religiosa em memória das seis pessoas que morreram e das centenas que ficaram feridas.
Magdeburgo lembra ataque ao mercado de Natal, um ano depois AP
A cerimónia marcou o início das homenagens às vítimas nesta cidade do leste da Alemanha e contou com intervenções de um capelão, de um médico e de uma sobrevivente do ataque. Nos discursos, foi destacada a solidariedade demonstrada na noite do atentado, bem como a rápida mobilização de cidadãos e equipas de emergência. A vítima do atentado recordou que a normalidade foi quebrada “em apenas um minuto e quatro segundos”, quando um veículo avançou contra a multidão, depois de momentos marcados pela tranquilidade, pelas luzes do mercado e pela presença de famílias e crianças. “Os gritos continuam hoje presentes na nossa memória”, afirmou, agradecendo a ajuda prestada por transeuntes, bombeiros, enfermeiros, profissionais de saúde e médicos. Está também prevista para o final do dia uma cerimónia de homenagem com a presença do chanceler alemão, Friedrich Merz, que deverá dirigir-se aos familiares das vítimas. Também é esperada a participação do primeiro-ministro do estado federado da Saxónia-Anhalt, Reiner Haseloff.
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela