Secções
Entrar

Brasil assina acordo para aumentar superfície protegida na Amazónia

20 de dezembro de 2017 às 08:10

O Ministério do Meio Ambiente brasileiro comprometeu-se a transformar mais de três milhões de hectares da Amazónia em unidades de conservação num prazo de cinco anos.

O Ministério do Meio Ambiente do Brasil celebrou na terça-feira um acordo internacional em que se compromete a transformar mais de três milhões de hectares da Amazónia em unidades de conservação num prazo de cinco anos.

1 de 4
Foto: Getty Images
Foto: Getty Images
Foto: Getty Images
Foto: Getty Images

O acordo, que inclui o Banco Mundial e a organização Conservação Internacional, entre outras instituições, contempla um investimento de mais de 60 milhões de dólares, procedentes do Fundo Mundial para o Ambiente (GEF, na sigla em inglês), indicou o ministério brasileiro em comunicado.

Denominado de "Paisagens Sustentáveis da Amazónia", o projecto prevê também a introdução de melhorias na gestão das unidades de conservação existentes e um aumento das áreas de restauração e administração sustentável da Amazónia brasileira.

A parceria vai também apoiar o Programa de Áreas Protegidas da Amazónia (Arpa), criado em 2002, que envolve o Governo brasileiro, órgãos estatais e instituições privadas e da sociedade civil, que ao longo de 15 anos transformou mais de 60 milhões de hectares em unidades de conservação na região, indicou o Ministério do Meio Ambiente citado pela Agência Brasil.

A iniciativa consagra ainda cooperação com outros países para que sejam criadas mais reservas protegidas na maior floresta tropical do mundo. "É o primeiro projecto na região amazónica que tem ligações muito próximas com a Colômbia, o Peru, países que querem beneficiar das experiências do Brasil e aprender para repetir", sublinhou o director do Banco Mundial para o Brasil, Martin Raiser, citado no mesmo comunicado.

"Temos que agir, de todas as maneiras possíveis, para dar à vertente da sustentabilidade um fortalecimento adequado", afirmou, por seu turno, o ministro do Meio Ambiente do Brasil, José Sarney Filho.

"É preciso que a gente valorize o bem ambiental. Esses recursos vão ao encontro dessa ideia", frisou.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela