Secções
Entrar

Boris Johnson ilibado de crime por alegado favorecimento a empresária

21 de maio de 2020 às 13:37

Suspeita estava relacionada com um alegado favorecimento de uma empresária norte-americana quando foi presidente da Câmara de Londres.

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, foi ilibado da suspeita de crime no alegado favorecimento de uma empresária norte-americana quando foi presidente da Câmara de Londres, foi anunciado esta quinta-feira.

A Agência Independente para a Conduta Policial (IOPC) disse que não vai conduzir uma investigação criminal porque "não encontrou nenhuma evidência que indicasse que Johnson influenciou o pagamento de quaisquer fundos de apoio à senhora [Jennifer] Arcuri ou que influenciou ou teve um papel ativo em garantir a sua participação em missões comerciais".

A investigação tinha sido pedida pela Assembleia Municipal de Londres, que hoje disse que, mesmo assim, pretende investigar se Johnson, que foi presidente da Câmara (‘Mayor’) da capital britânica entre 2018 e 2016, por eventual conduta imprópria, tendo em conta a relação próxima que teve com Arcuri. 

"Todos aqueles que exercem cargos públicos, seja o ‘Mayor' de Londres ou mesmo o primeiro-ministro, devem aderir aos princípios da vida pública - incluindo integridade, abnegação, abertura e honestidade, entre outros. A nossa investigação vai considerar se Boris Johnson se comportou da maneira esperada de qualquer pessoa nessa posição", refere. 

Quando foi questionado sobre o assunto, em setembro passado na BBC, o atual primeiro-ministro garantiu que "foi tudo foi feito de acordo com as regras".

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela