Secções
Entrar

Bill Clinton deverá ter alta do hospital este domingo

Lusa 17 de outubro de 2021 às 10:45

O ex-presidente dos EUA está a fazer "excelentes progressos" na recuperação da infeção que levou à sua hospitalização, na terça-feira.

O ex-presidente dos EUA Bill Clinton está a fazer "excelentes progressos" na recuperação da infeção que levou à sua hospitalização, na terça-feira, e poderá vir a ter alta este domingo, anunciou o seu porta-voz, Angel Ureña.

Bill Clinton Reuters

O ex-Presidente "continuou a fazer excelentes progressos nas últimas 24 horas", escreveu o porta-voz, num comunicado divulgado na sua conta oficial na rede social Twitter, cerca das 23:00 de sábado em Lisboa.

Clinton "permanecerá [internado] esta noite no Centro Médico da UC [Universidade da Califórnia] em Irvine para continuar a receber antibióticos por via intravenosa antes de ter alta, prevista para amanhã [domingo]", acrescentou Ureña.

Clinton, de 75 anos, está "ansioso por ir para casa muito em breve" e tem passado as horas com a família e a "ver futebol universitário" na televisão, disse o porta-voz.

O antigo presidente foi admitido no Centro Médico da Universidade da Califórnia em Irvine na terça-feira, devido a uma infeção do trato urinário que se transformou em septicemia (uma infeção na corrente sanguínea, que nos casos mais graves pode levar à morte), disseram fontes médicas aos meios de comunicação social nos Estados Unidos.

O porta-voz só confirmou a notícia do seu internamento na noite de quinta-feira, o que fez soar o alarme sobre o estado de saúde do antigo Presidente, que sofreu de vários problemas cardíacos no passado.

Em 2004 submeteu-se a um 'bypass' quádruplo e em 2010 a outra cirurgia cardiovascular, mas os médicos explicaram à CNN que o internamento não estava relacionado com problemas cardíacos.

De acordo com a equipa da Centro Médico da Universidade da Califórnia em Irvine, Clinton está na unidade de cuidados intensivos por razões de "segurança e privacidade".

Os médicos que tratam Clinton, Lisa Bardack e Alpesh Amin, disseram na quinta-feira que, "após dois dias de tratamento, a contagem de glóbulos brancos" de Clinton estava "a diminuir" e que o antigo Presidente norte-americano estava a "responder bem aos antibióticos".

Clinton, que vive em Nova Iorque, viajou na terça-feira para a Califórnia para participar num evento privado com a mulher, a antiga candidata presidencial Hillary Clinton.

Ali chegado, sentiu-se mal, pelo que foi ao hospital e foi internado no mesmo dia.

O Presidente dos EUA, Joe Biden, telefonou a Clinton na sexta-feira para lhe desejar uma "rápida recuperação", disse a Casa Branca.

Clinton, que foi Presidente dos Estados Unidos de 1993 a 2001, é um dos quatro ex-presidentes dos EUA ainda vivos, juntamente com Donald Trump (2017-2021), Barack Obama (2009-2017), George W. Bush (2001-2009) e Jimmy Carter (1977-1981).

Este último é, aos 97 anos, o presidente mais longevo da história dos EUA.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela