Secções
Entrar

Ataque russo a Poltava mata pelo menos 47 pessoas

Diogo Barreto 03 de setembro de 2024 às 15:22

Pelo menos 206 pessoas ficaram feridas na sequência do ataque, mas Zelensky afirma que o número de vítimas pode subir já que haverá pessoas entre os escombros.

Dois mísseis balísticos russos atingiram um local de formação das forças armadas ucranianas, matando pelo menos 47 pessoas e deixando 206 feridos, em Poltava, refere um comunicado do presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky. Os números são ainda preliminares, existindo a possibilidade de ainda estarem pessoas debaixo dos escombros. Este foi o ataque mais mortífero deste ano. 

1 de 3
Foto: Press service of the State Emergency Service of Ukraine in Poltava region/Handout via REUTERS
Foto: Press service of the State Emergency Service of Ukraine in Poltava region/Handout via REUTERS
Foto: Press service of the State Emergency Service of Ukraine in Poltava region/Handout via REUTERS

Os primeiros números amontavam para 41 mortos, mas foram revistos para 47, informou Olena Zelenska, primeira-dama ucraniana. "É uma tragédia para toda a Ucrânia. O inimigo atigniu uma instituição de ensino e um hospital", referiu a primeira-dama.

O ministro da defesa referiu no Telegram que um dos edifícios ficou parcialmente destruído e que muitas pessoas estavam debaixo dos escombros, não se sabendo o seu estado de saúde, mas que 25 pessoas já tinham sido resgatadas.

O executivo ucraniano anunciou que abriu uma investigação relativa ao ataque, além de ter enviado meios de socorro para ajudar a procurar sobreviventes entre os escombros. Zelensky conclui o seu comunicado no Telegram afirmando que os russos serão "responsabilizados por este ataque", lançando, novamente, o apelo ao resto do mundo para tentar parar "o terror" e contribuir com defesas anti-aéreas para a Ucrânia.

A Rússia ainda não comentou o ataque, mas nas últimas semanas tem intensificado os seus ataques com recurso a mísseis balísticos.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela