Secções
Entrar

António Costa em Bruxelas: "Tem de ficar claro que no território da NATO ninguém entra"

CM 24 de março de 2022 às 09:08

Cimeiras da NATO, do G7 e da União Europeia, acontecem esta quinta-feira em Bruxelas.

O primeiro-ministro português, António Costa, já chegou a Bruxelas para representar o país na Cimeira da NATO agendada para esta quinta-feira às 9h00, no dia em que se assinala um mês de conflito militar na Ucrânia. 

António Costa

Durante a chegada ao Parlamento Europeu, o chefe de Estado afirmou que é preciso "ficar claro que no território da NATO ninguém entra". 

Para António Costa, as três cimeiras que decorrem hoje no Parlamento Europeu, são "claramente para reafirmar a unidade da aliança, no pilar Europeu, unidos na defesa da paz e numa afirmação muito clara de que é preciso combater uma guerra". 


Breves minutos antes do encontro que reúne os chefes de Estado e do governo da NATO, do G7 e da União Europeia, Costa afirmou ainda que Portugal, em conjunto com a União Europeia (UE), "está a aplicar todas as sanções que têm sido decretadas e que têm efeito pesado na nossa economia". Além disso, o país tem estado a "fornecer apoio humanitário e material militar na base da relação bilateral com a Ucrânia". 

De recordar que os chefes de Estado e de governo da NATO, do G7 e da UE reúnem-se hoje no Parlamento Europeu, em Bruxelas, para robustecer a presença militar a leste da Europa para restringir quaisquer planos expansionistas previstos pela Rússia. Também o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, vai estar presente nas três cimeiras.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela