Secções
Entrar

Agência Mundial Antidopagem entrega ao TAS processo da Rússia

09 de janeiro de 2020 às 21:12

Aquele organismo vai agora decidir sobre a exclusão dos russos dos grandes eventos desportivos internacionais nos próximos quatro anos, o que inclui, já no verão, os Jogos de Tóquio2020.

A Agência Mundial Antidopagem (AMA) entregou hoje ao Tribunal Arbitral do Desporto (TAS) o processo da exclusão daRússiadas competições internacionais, a quem compete agora uma decisão final.

Aquele organismo, sediado em Lausana, na Suíça, vai agora decidir sobre a exclusão dos russos dos grandes eventos desportivos internacionais nos próximos quatro anos, o que inclui, já no verão, os Jogos de Tóquio2020.

O pedido formal foi entregue "conforme o processo descrito nos regulamentos internacionais", com a decisão final a sair da Divisão de Arbitragem Ordinária do TAS, com a AMA a realçar que o resultado do processo será "vinculativo e deverá ser reconhecido e aplicado".

Em dezembro, a AMA excluiu a Rússia dos Jogos Olímpicos e de grandes eventos desportivos durante quatro anos.

A decisão surgiu depois de o país ter sido considerado conivente na manipulação de dados laboratoriais, entregues à AMA, e na ocultação de supostos casos positivos de doping de atletas russos no início de 2019.

Também em dezembro, a Rusada, agência russa antidopagem, manifestou desacordo em relação às sanções e contestou as mesmas junto da AMA, que as deveria remeter igualmente para o TAS, a fim de serem confirmadas, tornando-as definitivas.

A Comissão executiva do Comité Olímpico Internacional (COI), reunida em Lausana, disse na quarta-feira esperar uma decisão do TAS.

"Esperamos uma decisão para analisarmos os detalhes quanto a uma participação dos desportistas russos", disse a Comissão.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela