Secções
Entrar

África regista 105 pessoas infetadas com Covid-19 em 11 países

10 de março de 2020 às 19:21

O número de infetados em África é baixo comparativamente ao continente asiático e ao europeu, mas o novo coronavírus pode ter efeitos devastadores no continente porque a sua população tem um sistema de saúde mais fraco.

Um homem infetado com o novocoronavírusna República Democrática do Congo (RDCongo) elevou, esta terça-feira, para 105 o número de casos confirmados em 11 países africanos, segundo o mais recente balanço das agências internacionais.

De acordo com a agênciaAssociated Press, o número de infetados em África subiu para 105 em 11 países, sete dos quais na África subsaariana: África do Sul, Argélia, Burkina Faso, Camarões, Egito, Marrocos, Nigéria, República Democrática do Congo, Senegal, Tunísia e Togo.

Um cidadão belga é o primeiro caso do novo coronavírus diagnosticado na RDCongo, anunciou hoje o ministro da Saúde congolês, Eteni Longondo.
 
O Burkina Faso confirmou na segunda-feira que tem dois casos de pessoas infetadas, um casal que tinha regressado de França. Também a Nigéria e os Camarões têm dois casos em cada país.

A África do Sul tem sete casos, e todas as vítimas tinham estado em Itália.

O Senegal contabiliza quatro casos, enquanto o Togo confirmou que tem um caso de Covid-19 no país.

No Norte de África já houve duas mortes: uma em Marrocos e outra no Egito.

O Egito conta com 59 casos, a Argélia tem 20, a Tunísia tem cinco e Marrocos tem um caso.

O número de infetados em África é baixo comparativamente ao continente asiático e ao europeu, mas o novo coronavírus pode ter efeitos devastadores no continente porque a sua população tem um sistema de saúde mais fraco.

A epidemia de Covid-19foi detetada em dezembro, na China, e já provocou mais de 4.000 mortos.

Cerca de 114 mil pessoas foram infetadas em mais de uma centena de países, e mais de 63 mil recuperaram.

Nos últimos dias, a Itália tornou-se o caso mais grave de epidemia fora da China, com 463 mortos e mais de 9.100 contaminados pelo novo coronavírus, que pode causar infeções respiratórias como pneumonia.

A China registou segunda-feira mais uma queda no número de novos casos de infeção, 19, face a 40 no dia anterior, somando agora um total de 80.754 infetados e 3.136 mortos, na China continental.

Portugal regista 41 casos confirmados de infeção, mais dois do que os contabilizados na segunda-feira, anunciou hoje a Direção-Geral da Saúde.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela