Secções
Entrar

Aeroporto de Gatwick está a receber voos desviados após incêndio em Heathrow

Lusa 21 de março de 2025 às 09:10

Heathrow, o maior aeroporto da Europa em termos de tráfego de passageiros, vai estar encerrado durante o dia de hoje e sofrer perturbações nos próximos dias. Em causa um incêndio numa subestação elétrica.

O aeroporto londrino de Gatwick, o segundo mais movimentado do Reino Unido, começou a aceitar voos que estavam originalmente programados para o aeroporto de Heathrow,encerrado devido a uma falha de energiaprovocada por um incêndio, segundo as autoridades.

REUTERS/Toby Melville

O fogo já foi entretanto controlado, segundo o Corpo de Bombeiros de Londres.

"Nós estamos a oferecer apoio e a aceitar voos desviados, conforme a necessidade", disse um porta-voz do aeroporto de Gatwick. Sete voos já foram redirecionados para Gatwick pouco antes das 7h, no horário local (o mesmo em Lisboa).

O Corpo de Bombeiros de Londres informou que um incêndio deflagrou num transformador dentro de uma subestação elétrica em Hayes, no oeste de Londres, mobilizando uma dúzia de equipas e cerca de 70 bombeiros.

Segundo a imprensa local, a polícia retirou 29 pessoas de habitações situadas junto à subestação e, como medida de precaução, estabeleceu um perímetro de segurança de 200 metros, resultando na retirada de mais 150 pessoas. Devido à quantidade de fumo, os moradores foram aconselhados a manter as janelas e portas fechadas.

Heathrow, o maior aeroporto da Europa em termos de tráfego de passageiros, vai estar encerrado durante o dia de hoje e sofrer perturbações nos próximos dias.

O incêndio que provocou a falha de energia ocorreu na subestação elétrica em Hayes.

"Heathrow está a sofrer uma falha de energia significativa. Para garantir a segurança dos nossos passageiros e colegas, Heathrow estará encerrado até às 23h59 [mesma hora em Lisboa] do dia 21 de março", disse a operadora do aeroporto.

Pelo menos 1.350 voos de e para Heathrow já foram afetados, incluindo vários voos de cidades dos Estados Unidos que foram cancelados, informou o serviço de rastreamento de voos FlightRadar 24.

Alguns voos que já estavam no ar foram desviados, além de Gatwick, para o aeroporto Charles de Gaulle, em Paris, e o aeroporto de Shannon, na Irlanda.

Num comunicado divulgado nas redes sociais, a Heathrow Airport Holdings recomendou que os passageiros não se desloquem para o aeroporto e aconselhou-os a contactarem a companhia aérea para obterem mais informações.

A empresa disse que vai fazer uma atualização das operações quando tiver mais informações sobre a retoma no fornecimento de energia. A companhia ferroviária britânica National Rail cancelou todos os comboios de e para o aeroporto.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela