Secções
Entrar

Acusado de matar CEO de seguradora, Luigi Mangione livra-se da pena de morte

Renata Lima Lobo 30 de janeiro de 2026 às 16:25

Juíza rejeitou duas acusações, uma das quais previa a pena de morte. Prisão perpétua ainda é uma possibilidade.

No final de 2025, correram o mundo as notícias do , de Brian Thompson, CEO da UnitedHealthcare, a maior seguradora de saúde dos Estados Unidos. O principal suspeito é , em prisão preventiva desde então. Mangione, que se declarou inocente, ainda caminha por uma corda bamba, mas esta sexta-feira, a juíza Margaret M. Garnett eliminou a pena de morte do seu caminho, pelo menos para já. Alguns meios de comunicação social, como a , reportam que a juíza "rejeitou duas das quatro acusações federais contra Mangione: homicídio com recurso a arma de fogo, que prevê a pena de morte, e um crime relacionado com porte de arma".
Luigi Mangione vai a tribunal em Manhattan pelo assassinato do CEO da UnitedHealthcare AP Photo/Gene J. Puskar, Pool
O arguido ainda enfrenta duas acusações federais de perseguição, que acarretam uma pena máxima de prisão perpétua sem possibilidade de liberdade condicional. O julgamento federal arranca a 8 de setembro com a seleção do júri e as sessões a partir de 13 de outubro. Há, no entanto, um caso separado de homicídio a nível estadual, onde Mangione enfrenta prisão perpétua. Mas a data do julgamento ainda não está agendada.
Segundo as autoridades, a mochila de Mangione continha uma arma impressa em 3D, documentos de identidade falsos, um caderno e anotações que detalhavam as suas queixas contra o sistema privado de saúde nos Estados Unidos.
Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Dinheiro

Os testamentos de Francisco Pinto Balsemão

TextoAna Taborda
FotosAna Taborda
JUSTIÇA. O QUE ESTÁ NO PROCESSO INFLUENCER

Escutas da Operação Influencer. Sei o que disseste ao telefone durante três anos

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima