Secções
Entrar

Reconstruir Gaza vai demorar pelo menos 80 anos e custar 60 mil milhões de euros

Now 21 de novembro de 2025 às 20:36

Dois anos de guerra deixaram o território palestiniano reduzido a nada. Mais de 370 mil casas estão danificadas. Faltam hospitais, escolas, estradas, redes de água e energia.

A luz quente da manhã amacia a paisagem que se sabe infernal. Em Gaza, é preciso afinar o olhar para perceber que a "planície cinzenta" é, afinal, uma ilusão ótica que baralha a dura realidade.
Reconstruir Gaza vai demorar pelo menos 80 anos e custar 60 mil milhões de euros
Há destruição por todo o lado que se olha no enclave, com destroços inimagináveis. É assim desde a zona leste da linha amarela na Faixa de Gaza, até onde a vista consegue alcançar, já na costa do Mediterrâneo. Dois anos de guerra deixaram o território palestiniano reduzido a nada. Gaza demorará décadas a reerguer-se. Perto de 84% do enclave está destruído. Na Cidade de Gaza, 92% das infraestruturas são agora entulho. Mais de 370 mil casas estão danificadas. Faltam hospitais, escolas, estradas, redes de água e energia. Falta tudo a uma população que sobrevive entre os escombros. Além disso, há ainda 7500 toneladas de munições não detonadas. Serão precisos muitos anos para garantir a segurança da reconstrução. E serão necessários pelo menos 60 mil milhões de euros, que não se sabe de onde virão, para reconstruir Gaza.
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela