Secções
Entrar

Alemanha ilegaliza organização neonazi Combat 18

23 de janeiro de 2020 às 16:21

Ministro Horst Seehofer diz que a a proibição "é uma clara mensagem de que o extremismo de direita e o antissemitismo não têm lugar" na sociedade alemã.

O ministro do Interior alemão anunciou esta quinta-feira a ilegalização do ramo alemão da organizaçãoneonaziCombat 18, medida que pretende que seja "uma mensagem clara" para todos os grupos de extrema-direita e antissemitas.

Mais de 200 agentes da polícia foram esta quinta-feira mobilizados para operações de busca em locais frequentados por membros da organização em seis estados federados alemães — Mecklemburgo-Pomerânia (nordeste), Brandeburgo (leste), Hesse (centro), Turíngia (centro), Renânia do Norte-Vestefália (oeste) e Renânia-Palatinado (sudoeste). Nas operações foram apreendidos telemóveis, computadores, armamento, parafernália nazi e propaganda, precisou o ministro, Horst Seehofer. "A proibição de hoje é uma clara mensagem de que o extremismo de direita e o antissemitismo não têm lugar na nossa sociedade", disse Seehofer.

O assassínio de nove imigrantes e uma polícia entre 2000 e 2009 pelo grupo Clandestinidade Nacional-Socialista (NSU), o "repugnante homicídio" do autarca Walter Lübcke em 2019 e o ataque antissemita em Halle no mesmo ano mostraram, "da forma mais brutal", que a extrema-direita e o antissemitismo "são uma ameaça considerável" à sociedade liberal, disse o ministro.

O Combat 18 Deutschland é acusado de "disseminar extremismo de direita e ódio antissemita" na sociedade alemã, através da organização de concertos de bandas de discurso extremista, segundo o Ministério. O grupo é um ramo do grupo britânico Combat 18, uma ala do British National Party (BNP) fundada em 1992, em que o número 18 representa a primeira e a oitava letras do alfabeto, A e H, iniciais do líder nazi Adolf Hitler.

O ramo alemão "conquistou grande respeito nos meios de extrema-direita" da Alemanha e é visto como um símbolo do extremismo violento, disse o ministro.

Este é o 18.º grupo de extrema-direita proibido pelo Ministério do Interior alemão. O último foi o chamado Weisse Wölfe Terrorcrew (Grupo Terrorista dos lobos Brancos), em 2016.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela