Secções
Entrar

China exibe primeiro porta-aviões construído no país

26 de abril de 2017 às 08:17

A demonstração decorre numa altura de forte tensão entre os Estados Unidos da América e a Coreia do Norte


A China exibiu o primeiro porta-aviões construído inteiramente no país, no estaleiro de Dalian (noroeste), durante uma cerimónia realizada no estaleiro da empresa China Shipbuilding Industry. A notícia da agência oficial Xinhua confirma que a demonstração está relacionada com o desenvolvimento da indústria de Defesa chinesa.

1 de 10

De acordo com o jornal deHong Kong South China Morning Post, o novo porta-aviões, designado temporariamente de 001A, tem 315 metros de comprimento, 75 metros de largura e uma velocidade cruzeiro de 31 nós. Com uma capacidade de carga de 70.000 toneladas, o novo porta-aviões chinês é inspirado no modelo soviético "Kuznetsov".

O 001A demorou cinco anos a ser concluído e tem um conceito de operação mais avançado do que o Liaoning - o primeiro porta-aviões adquirido por Pequim - incluindo um hangar maior para transportar mais aviões J-15 e mais espaço de cobertura, para helicópteros e outras aeronaves.

O novo porta-aviões chinês deverá entrar ao serviço em 2020, depois de instalados os equipamentos electrónicos de combate e concluída a formação dos pilotos e tripulação.

Apesar de as autoridades chinesas não terem relacionado a exibição do porta-aviões com o momento actual, esta decorre numa altura de forte tensão entre os Estados Unidos e a Coreia do Norte, cuja capital, Pyongyang, está situada a 350 quilómetros de Dalian.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela