Secções
Entrar

Jovem detida em Madrid por fingir o seu próprio sequestro e pedir resgate à mãe

Luana Augusto com Ana Bela Ferreira 26 de junho de 2023 às 16:33

Amigos da jovem tinham a função de pedir um resgate de dois mil euros à mãe. Depois de dois dias detida, a jovem foi libertada.

Uma jovem de 24 anos, de origem ucraniana, foi detida a semana passada em Madrid, pela Polícia Nacional, após ter sido acusada de fingir o seu próprio sequestro. Na altura, a mãe encontrava-se de férias, fora de Madrid, e a filha combinou com vários amigos que deveriam pedir um resgate à sua mãe de 2.139 euros.

COFINA MEDIA

Tanto o namorado da jovem como a própria justificaram este ato dizendo que precisavam do dinheiro. No final, os lucros iam ser partilhados.

O alegado sequestro teria ocorrido no dia 14 de junho, no apartamento da jovem. Ao longo do dia seguinte a mãe foi recebendo mensagens com ameaças ao bem-estar da filha se não entregasse o dinheiro. Quando chegou a casa, no final desse dia, não viu a filha em casa e notou a falta do computador, um tablet e o jogo de chaves do carro. Acabou a denunciar o que achava ser o sequestro da filha e indicou à polícia que a mesma estava a fazer um tratamento psicológico, mas que nunca tinha feito nada deste género. 

Os autores das ameaças apagaram as mensagens enviadas à mãe da jovem, mas esta foi tirando várias fotografias às mesmas. Nos textos, diziam coisas como: "Só nos interessa o nosso dinheiro. A rapariga é-nos indiferente. E asseguro-lhe que se vai arrepender a vida toda. Este não é um filme onde os bons ganham. Vai a sofrer na sua pela a tortura à sua filha", segundo cita o jornal El Mundo.

No dia 16 de junho, a Polícia Judiciária combinou um local, com a mãe, para a entrega do dinheiro. No entanto, nesse mesmo dia a jovem apareceu com o namorado na sua casa, para surpresa dos agentes à paisana que vigiavam o local. Depois de interrogados pela polícia e de várias contradições, o namorado da jovem confessou o sucedido e juntamente com eles foram detidas outras duas pessoas envolvidas no caso.

O advogado Juan Gonzalo Ospinia, ainda conseguiu libertar a jovem dois dias depois de ter sido detida, e de ter negado os factos perante o juiz. Ainda assim, Juan Gonzalo Ospina pediu que fossem feitas novas investigações, uma vez que garante que a jovem foi mantida durante 24 horas num navio, por amigos do namorado.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela