Sábado – Pense por si

O Problema dos 3 Corpos. Antes do sucesso, chegou o homicídio

Lin Qi foi o milionário que quis mostrar a história da série ao mundo. Acabou morto por envenenamento por um colega que se sentiu posto de parte após acordo com a Netflix.

Capa da Sábado Edição 5 a 11 de agosto
Leia a revista
Em versão ePaper
Ler agora
Edição de 5 a 11 de agosto
O Problema dos 3 Corpos. Antes do sucesso, chegou o homicídio
Leonor Riso 02 de abril de 2024 às 15:36
A carregar o vídeo ...

A série O Problema dos 3 Corpos estreou na Netflix a 21 de março, arrecadando 11 milhões de visualizações nos primeiros quatro dias. Contudo, o sucesso não foi acompanhado por quem possibilitou a criação da série: o milionário Lin Qi. Em 2020, foi morto por envenenamento pelo colega que o ajudou a chegar a acordo com a plataforma de streaming.

Lin Qi morreu aos 39 anos no dia de Natal de 2020, dias depois da detenção de Xu Yao. Apesar de Lin Qi ainda estar a lutar pela vida quando foi apanhado pelas autoridades, Xu Yao, de 43 anos, nunca revelou a substância com que o envenenou e que, ao longo de meses, foi experimentando num laboratório artesanal em vários animais pequenos, como cães e gatos.

Xu Yao acabou por ser condenado à morte por um tribunal de Xangai um dia após o lançamento da série.

Tudo começou em 2017, quando Lin Qi contratou Xu Yao, advogado, para trabalhar na empresa com que fez fortuna: a Youzu, que se dedicava a jogos para telemóvel desde 2009. Em 2014, a riqueza de Lin Qi foi avaliada em 770 milhões de dólares (716 milhões de euros) pela revista Forbes.

Zhang Zhi/Red Star News/VCG via Getty Images

Xu Yao foi escolhido em 2018 para liderar a empresa subsidiária da Youzu, a The Three Body Universe (ou o Universo dos 3 Corpos), que iria gerir os direitos de copyright e licenças adquiridos em 2014 para desenvolver produtos a partir de O Problema dos 3 Corpos e mais dois livros.

Contudo, Lin Qi e Xu Yao incompatibilizaram-se pouco depois de chegarem a acordo com a Netflix. Xu Yao foi despromovido e sofreu cortes no salário, e a partir daí começou a testar venenos comprados na dark web e a testá-los em animais. Há ainda relatos na imprensa chinesa em como criou uma empresa para poder encomendar químicos.

Segundo a revista chinesa Caixin, Xu Yao era fascinado pela série Breaking Bad, sobre um professor que aprende a fazer e a vender metanfetaminas. A partir de setembro de 2020, começou a envenenar bebidas como café, whisky e água com cloreto de metilmercúrio, que tem elevada toxicidade e que se acumula no corpo.  

A situação durou até dezembro do mesmo ano, quando Lin Qi recorreu ao hospital ao sentir-se mal depois de tomar comprimidos dados por Xu Yao. Este último foi detido a 18 de dezembro de 2020, quando Lin Qi ainda estava vivo e em condição estável, mas nunca revelou o veneno que lhe deu. O empresário morreu dez dias depois.

Além de Lin Qi, outras quatro pessoas sentiram-se mal após terem sido envenenadas por Xu Yao, mas recuperaram a saúde.

"O seu motivo para o crime foi extremamente desprezível, os meios do crime foram extremamente maliciosos, as consequências maléficas foram muito graves, e a maldade subjetiva foi extremamente significativa", considerou o tribunal.

A série O Problema dos 3 Corpos foi desenvolvida pelos criadores de A Guerra dos Tronos, D. B. Weiss e David Benioff. Em janeiro de 2024, este último considerou a morte de Lin Qi "extremamente desconcertante" num artigo do The Hollywood Reporter: "Quando se trabalha neste negócio, espera-se que surjam todo o tipo de assuntos. Alguém a envenenar o chefe não é geralmente um deles."

Artigos Relacionados
A Newsletter As Mais Lidas no seu e-mail
Às Sextas-Feiras não perca as notícias mais lidas da semana