No 24 Kitchen, o vinho português dá show

A mais famosa série de vinhos do mundo veio a Portugal filmar a nova temporada, que acaba de estrear no 24 Kitchen. Falámos com o especialista à frente do programa, Joe Fattorini, fascinado com o que encontrou.

Sábado
Leia a revista
Em versão ePaper
Ler agora
Edição de 6 a 12 de maio
As mais lidas GPS
André Santos 16 de janeiro

Os sete episódios da terceira temporada do The Wine Show foram filmados exclusivamente no nosso país e carregam diferentes sabores, aromas e tradições dos vinhos nacionais de norte a sul, com passagem por Madeira e Açores. A aventura é acompanhada pelos apresentadores Matthew Goode, Matthew Rhys e James Purefoy, cobertos pela sabedoria dos especialistas em vinhos Joe Fattorini e Charlotte Wilde e por Jaega Wise, uma produtora de cerveja britânica. Estreada a 2 de janeiro no canal 24 Kitchen, a temporada tem ainda convidados, como o ator Dominic West, o McNulty de The Wire, e o escritor Noah Solloway, de The Affair.

Ao telefone, o sempre entusiasta Joe Fattorini começa por explicar que sempre que começa a rodagem de uma nova temporada lê muito sobre a história dos sítios que vai visitar: "Aprendi muito sobre a influência global que Portugal teve e o impacto extraordinário na cultura de certos países." Mas vamos aos vinhos: "Há uma diversidade extraordinária. Há uns mais atlânticos e outros mais próximos do estilo italiano. À volta de Setúbal estão a fazer vinhos muito interessantes."

Ao longo da conversa, há ideias recorrentes, das histórias ligadas ao vinho da Madeira, famoso em Inglaterra e nos Estados Unidos, e muito fascínio pela diversidade. Especialista na matéria - e muito viajado -, Fattorini vai deixando dicas sobre modos de popularizar os vinhos nacionais no estrangeiro: "Por exemplo, o vinho verde. Muitos restaurantes gostavam de o ter na carta, mas queixam-se das garrafas altas, que não cabem nos frigoríficos."

Além disso, é preciso uma narrativa: "Para muitas pessoas, o vinho português não tem significado. Precisam de conhecer o País, mas também a sua comida e os vinhos, e levarem essa memória para casa, com histórias que possam ser revividas à mesa."

A Newsletter Semanal Gps no seu e-mail
A GPS indica-lhe as melhores sugestões de fim de semana. Receba todas as semanas no seu email. (Enviada semanalmente)