Sábado – Pense por si

O capitalismo vai ao karaoke

Raimundo Cosme interpreta a solo a nova peça do colectivo Plataforma 285. "You need heart to play this game" estreia esta quinta-feira no Teatro Maria Matos

Capa da Sábado Edição 16 a 22 de setembro
Leia a revista
Em versão ePaper
Ler agora
Edição de 16 a 22 de setembro
Rita Bertrand 22 de fevereiro de 2018 às 07:00

"É a metáfora de um jogo, para ser lida de muitas maneiras. Tem, até uma leitura política", afirma aoGPSRaimundo Cosme, co-criador e único intérprete em palco deYou Need Heart To Play This Game, nova produção da Plataforma 285, em estreia esta quinta-feira, 22 de Fevereiro, no Teatro Maria Matos, em Lisboa. Na contracena, fica o público "que assiste, passivo, à humilhação e total destruição do ser humano" e um ecrã ditatorial, a despejar ordens, que se repetem e repetem - "tal como nós repetimos os códigos (de conduta, de linguagem) do sistema capitalista", aponta Raimundo - em formato de karaoke. Este cenário é também "uma peça de vídeo-arte" com nove temas que se impõem ao actor, que entra no jogo da repetição até que a exaustão o conduzirá à fúria contra a manipulação da máquina. "Mas é inútil. Ele pode revoltar-se mas o jogo não pára. Quando desaparece, o jogo continua, não há solução", acrescenta.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
A Newsletter A SÁBADO É TODOS OS DIAS no seu e-mail
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES O resumo das notícias escritas pela redação da SÁBADO. (Enviada de segunda a sexta)