Sábado – Pense por si

Morreu o fundador da Royal Shakespeare Company, Peter Hall

O encenador britânico foi igualmente director do Teatro Nacional do Reino Unido. Encenou ao longo de mais de 50 anos em Inglaterra

Capa da Sábado Edição 5 a 11 de agosto
Leia a revista
Em versão ePaper
Ler agora
Edição de 5 a 11 de agosto
12 de setembro de 2017 às 17:59

O encenador britânico Peter Hall, fundador da Royal Shakespeare Company, morreu esta segunda-feira aos 86 anos em Londres. O autor padecia de demência, condição diagnosticada em 2011, revelou o Teatro Nacional do Reino Unido.

Nascido em 1930 em West Suffolk, Inglaterra, Peter Hall encenou textos de Samuel Beckett e Harold Pinter ainda antes de fundar, aos 29 anos, a Royal Shakespeare Company em 1960, que dirigiu nos oito anos seguintes.

Em 1973, foi nomeado director do Teatro Nacional do Reino Unido, que lhe elogia agora "a extraordinária carreira que se estendeu por meio século" e que "influenciou, sem paralelo, a vida artística britânica no século XX".

"Ao longo da carreira, Sir Peter Hall foi um feroz defensor do apoio público às artes", sublinha o teatro nacional em comunicado no 'site' oficial.

Depois de ter deixado a direção daquele teatro em 1988, o encenador ainda fundou a Peter Hall Company e foi diretor do Rose Theatre Kingston e do Glyndebourne Festival Opera.

A última peça que encenou para o teatro nacional foiTwelfth Night, do Bardo, William Shakespeare, em 2011.

Ionesco, Edward Albee, Peter Shaffer, Tennessee Williams e Jean Anouilh foram alguns autores cuja obra Peter Hall encenou e produziu.

A Newsletter SÁBADO Edição Noite no seu e-mail
Tudo o que precisa de saber sobre o que está a acontecer em Portugal e no mundo. Enviada de segunda a domingo às 21h