Sábado – Pense por si

Assalto em Atlanta compromete canções novas de Beyoncé

O assalto a um carro fez com que a cantora perdesse canções ainda por editar. O roubo aconteceu no dia 8 de julho.

Capa da Sábado Edição 26 de agosto a 1 de setembro
Leia a revista
Em versão ePaper
Ler agora
Edição de 26 de agosto a 1 de setembro
Assalto em Atlanta compromete canções novas de Beyoncé
Tiago Neto 15 de julho de 2025 às 18:00
REUTERS/Mario Anzuoni

Músicas inéditas, planos de espetáculo e setlists - documento que define a ordem pela qual serão apresentadas as faixas num concerto - foram alguns dos ítens levados de um carro na cidade de Atlanta, estado da Georgia, no decorrer da digressão do último disco de Beyoncé, Cowboy Carter, noticiou esta terça-feira a BBC.

O incidente, ocorrido a 8 de julho, dois dias antes de uma série de quatro concertos, foi confirmado pelas autoridades e representa um percalço significativo para a artista, reconhecida pelo rigor com que protege o seu trabalho criativo de fugas de informação antecipadas.

De acordo com o relatório policial, a lista de material, roubado de um veículo, inclui dois discos rígidos com músicas inéditas, planos de espetáculo, listas de repertório e vídeos de atuações passadas e também inéditas. O carro em questão, um Jeep Wagoneer, alugado, estaria a ser usado pelo coreógrafo Christopher Grant e pelo bailarino Diandre Blue, ambos membros da equipa de Beyoncé.

No mesmo relatório, consta que o veículo terá sido estacionado perto de um food hall e, aquando do regresso de Grant e Blue, o vidro traseiro estaria partido e duas malas em falta.

Além do conteúdo relacionado com a digressão, foi ainda levado um computador portátil, roupa e auscultadores. A polícia utilizou a funcionalidade de localização destes dispositivos como forma de os rastrear e recolheu "duas impressões digitais muito ténues" no interior do veículo. Apesar de não ter sido divulgado qualquer nome relativo ao suspeito, sabe-se que existe um mandato de captura entretanto emitido pelas autoridades, que ainda não confirmaram se o material já havia sido recuperado.

O incidente é particularmente preocupante tendo em conta o histórico da artista na prevenção de fugas de informação. Isto deve-se, sobretudo, às experiências negativas com os seus primeiros álbuns – Dangerously In Love e 4 -, que circularam ilegalmente online antes do lançamento.

A adoção de medidas mais severas aconteceu com o seu quinto disco, homónimo, lançado de surpresa a 13 de dezembro de 2013, exclusivamente na loja iTunes. Gravado sob o nome de código Lily, o projeto foi mantido em total secretismo, estratégia que envolveu medidas de segurança invulgares: durante as filmagens dos videoclipes, as músicas não eram sequer tocadas no set.

Desde então, a cantora tem replicado este modelo com todos os lançamentos subsequentes, sendo comum que colaboradores e compositores não saibam se o seu trabalho será incluído nos discos até ao dia em que este chega às lojas. Em 2024, o músico Post Malone revelou ao The New York Times que Beyoncé enviou um representante até sua casa, no Utah, com a canção Levii's Jeans sob forte sigilo, colaborando nas letras via SMS.

Artigos Relacionados
A Newsletter Para Si é SÁBADO no seu e-mail
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Novidades com vantagens exclusivas: descontos e ofertas em produtos e serviços; divulgação de conteúdos exclusivos e comunicação de novas funcionalidades. (Enviada mensalmente)