Sábado – Pense por si

Prémio Eça de Queiroz não atribuído por falta de qualidade

Ao prémio concorreram cerca de 170 originais, dos quais se apuraram nove finalistas

Capa da Sábado Edição 26 de agosto a 1 de setembro
Leia a revista
Em versão ePaper
Ler agora
Edição de 26 de agosto a 1 de setembro
03 de julho de 2017 às 15:53

O júri do Prémio Literário Fundação Eça de Queiroz 2017 decidiu não atribuir o galardão, no valor pecuniário de 5.000 euros, evocando falta de qualidade das obras a concurso, foi hoje divulgado.

Ao prémio concorreram cerca de 170 originais, dos quais se apuraram nove finalistas e o "júri em conformidade com o artigo 8.4 do regulamento, decidiu unanimemente não atribuir este ano o galardão literário", lê-se no comunicado enviado à agência Lusa.

No artigo 8.4 do regulamento lê-se: "Se as obras concorrentes não apresentarem a qualidade exigida, o Júri poderá deliberar não atribuir o prémio".

O júri foi presidido por Guilherme de Oliveira Martins, administrador da Fundação Gulbenkian, e constituído ainda pelos escritores Bruno Vieira Amaral e Dulce Maria Cardoso, a crítica literária Luísa Mellid-Franco, e Manuel Pereira Cardoso, do conselho cultural da Fundação Eça de Queiroz (FEQ).

O Prémio Literário Fundação Eça de Queiroz foi instituído pela FEQ e pela Câmara Municipal de Baião, tendo em vista homenagear o autor d'"Os Maias", assim como promover e incentivar a produção de obras literárias em língua portuguesa.

O concurso esteve aberto de 9 de Setembro de 2016 e a 1 de Fevereiro passado.

O galardão, conforme o previsto, devia alternar a categoria Romance com a de Ensaio, e em 2016 a vencedora na área de Ensaio foi Filomena Antunes Sobral, pela obra "As actualizações dos romances de Eça de Queiroz para o pequeno ecrã".

Todavia, por decisão do conselho de administração da FEQ, o prémio passará a realizar-se de dois em dois anos e contemplará exclusivamente a categoria de romance. A próxima edição será em 2019 e terá um valor de 10.000 euros.

A Newsletter O Melhor do Mês no seu e-mail
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.