O Centro Cultural de Belém celebra este sábado o dia Mundial da Poesia, que se assinalou no dia 21, com iniciativas dedicadas a Mário Cesariny, entre as quais concertos, leitura de poesia, uma curta-metragem e um documentário sobre o artista.
As iniciativas, que são de entrada livre, começam às 14h00, com a projeção de uma vídeo-instalação de 16 minutos, intitulada Poema Colagem – Homenagem a Mário Cesariny, que vai estar a decorrer até às 19h00.
Às 14h30, os alunos da Casa Pia de Lisboa evocam Mário Cesariny, lendo poemas da sua autoria e executando peças de Ravel, George Frideric Handel e J.S. Bach, alguns dos compositores favoritos do poeta.
Vão estar igualmente expostas, durante este dia, mais de três dezenas de obras de arte da coleção de Mário Cesariny e entre o prémio do concurso "Faça Lá um Poema", concurso de poesia dirigido a escolas do 1.º ciclo ao secundário. A leitura dos poemas vencedores vai ser acompanhada por "um pequeno saxofonista, uma cravista despenteada, uma violoncelista cantora, uma bailarina cabeça de cavalo e ainda dois superatletas especialistas em lançar poemas ao universo".
Há ainda várias outras iniciativas que podem ser conhecidas no sitedo CCB. A entrada é gratuita, mediante apresentação de bilhete que estarão disponivéis a partir das 14h00 na bilheteira CCB.