Sábado – Pense por si

The Square de Östlund vence Palma de Ouro

Diane Kruger e Joaquin Phoenix venceram os prémios de interpretação

Capa da Sábado Edição 5 a 11 de agosto
Leia a revista
Em versão ePaper
Ler agora
Edição de 5 a 11 de agosto
As mais lidas GPS
28 de maio de 2017 às 21:55

O filmeThe Squaredo sueco Ruben Östlund venceu este domingo a Palma de Ouro do 70º Festival de Cannes, anunciou o júri presidido pelo cineasta espanhol Pedro Almodóvar.

Cannes
Cannes
Cannes
Cannes
Cannes
Cannes
Cannes
Cannes
Cannes
Cannes
Cannes
Cannes
Cannes
Cannes
Cannes
Cannes
Cannes
Cannes
Cannes
Cannes
Cannes
Cannes
Cannes
Cannes
Cannes
Cannes
Cannes
Cannes
Cannes
Cannes
Cannes
Cannes
Cannes
Cannes
Cannes
Cannes
Cannes
Cannes
Cannes
Cannes

Pela primeira vez em competição, o realizador de Snow Therapy - Prémio do júri 2014 na secçãoUn certain regard - coloca neste filme um olhar dissonante sobre as hipocrisias e interroga-se sobre o designado "viver em conjunto" das nossas sociedades.

Uma cena em torno de um preservativo, um selvagem que semeia o pânico num jantar da sociedade, uma conferência de imprensa que transforma o obsceno: o filme suecoThe Square troça do mundo da arte e fez rir em voz alta o Festival de cinema de Cannes.

No filme de Ruben Östlund, nada acontece como planeado para o herói, Christian (o dinamarquês ator Claes Bang), curador de um museu de arte contemporânea, que está a preparar uma exposição sobre a tolerância e a solidariedade.

No meio da performance, um quadrado de 4 metros por 4 (The Square), "Santuário da confiança e da boa vontade", onde os visitantes deveriam esses valores. Lá fora, na vida real, dois mundos, o de classe alta e culta e o dos imigrantes, dos ciganos e dos sem-abrigo, evoluindo em paralelo.

Nesta 70ª edição do Festival, a actriz alemã Diane Kruger venceu o prémio de interpretação feminina, pelo seu primeiro grande papel numa produção alemã, emIn The Fade, do realizador Fatih Akin.

O filme120 battements par minute, do francês Robin Campillo, ganhou o Grande Prémio do Júri.

Já o actor norte-americano Joaquin Phoenix recebeu o prémio de interpretação masculino pelo seu papel emYou Were Never Really Here.

À realizadora norte-americana Sofia Coppola, 46 anos, foi entregue o prémio de melhor direcção, porThe Beguiled, o seu remake do dramaCivil War de 1971.

O júri atribuiu ainda um prémio especial do "70º aniversário do Festival de Cannes" à actriz norte-americana Nicole Kidman, um galardão atribuído especialmente nesta edição pelo júri presidido por Almodóvar. Foi Will Smith quem recebeu o prémio.

Aos 49 anos, Nicole Kidman esteve omnipresente nesta edição do festival, com três filmes e uma série em selecção oficial, incluindo duas longas-metragens em competição.

A Newsletter O Melhor do Mês no seu e-mail
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.