Sábado – Pense por si

GPS

Retrato de Timor como narco-estado em série indigna Ramos Horta

O ministro de Estado vai apresentar um protesto formal pelo episódio de estreia da quarta temporada de Madam Secretary.

Capa da Sábado Edição 9 a 15 de setembro
Leia a revista
Em versão ePaper
Ler agora
Edição de 9 a 15 de setembro
As mais lidas GPS
09 de outubro de 2017 às 15:03

O ministro de Timor e um dos seus líderes históricos José Ramos-Horta está indignado com um retrato de Timor feito na série norte-americana Madam Secretary e anunciou que vai apresentar um protesto formal. "Vou ver com amigos dos Estados Unidos e gente de Hollywood para protestar contra isto. É uma difamação contra um país, que só mostra ignorância e racismo", disse em declarações à Lusa, mostrando o seu desagrado com o episódio de arranque da quarta-temporada.

Este episódio da série da CBS mistura factos reais - como a actual disputa sobre fronteiras marítimas com a Austrália - com erros (colocam essa disputa no Mar do Sul da China) e com um retrato "abusivo" do país, considera o ministro de Estado. "Isto só revela a cambada de ignorantes que prevalecem nos Estados Unidos quando Timor-Leste está bem longe da China, não tem sequer fronteira de qualquer espécie com a China", reforçou.

Madam Secretary
Madam Secretary
Madam Secretary
Madam Secretary
Madam Secretary
Madam Secretary
Madam Secretary
Madam Secretary
Madam Secretary
Madam Secretary
Madam Secretary
Madam Secretary

The most powerful woman in America is back. ?? Watch the season premiere of #MadamSecretary Sunday at 10/9c. pic.twitter.com/89TAlTYcA8

Segundo a Lusa, o episódio arranca com a chegada da personagem principal, Elisabeth MCourt (interpretada pela actriz Tea Leoni) às Nações Unidas, onde é interpelada pelo vice-ministro dos Negócios Estrangeiros timorense, Rogerio Bento (interpretado por Raúl Aranas) com quem a delegação norte-americana promete um contacto posterior Um assessor explica que a interpelação "deve ter a ver com a disputa de fronteiras marítimas entre Timor-Leste e a Austrália no Mar do Sul da China".

No episódio, Timor-Leste é caracterizado como um país controlado por um cartel mexicano de droga que usa o território como um centro de distribuição. Os EUA acabam por recorrer à China para agir, ajudando a deter o líder do cartel de droga para evitar que "Timor-Leste se torne um narco Estado".

A Newsletter O Melhor do Mês Registados no seu e-mail
Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior. Enviada mensalmente