Sábado – Pense por si

O que é que um prémio faz a um jovem escritor?

O prémio Jovens Criadores nasceu há 21 anos, o livro Como Desenhar o Corpo Humano celebra-os, reunindo textos de 21 autores que revelou. Ouvimos duas histórias sobre o que significou para as suas carreiras literárias

Capa da Sábado Edição 19 a 25 de agosto
Leia a revista
Em versão ePaper
Ler agora
Edição de 19 a 25 de agosto
As mais lidas GPS
André Santos 17 de agosto de 2018 às 15:00

José Mário Silva (Paris, 1972) participou no Prémio Jovens Criadores quatro vezes - em 1997, 1999, 2000 e 2002 - e, em todas elas, o seu texto foi seleccionado. ParaComo Desenhar o Corpo Humanoescolheu o texto Algumas Histórias Muito Curtas. Estudou Biologia na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, mas a paixão pela escrita levou-o para o jornalismo: começou a colaborar noDN Jovemem 1990 e, quando descobriu o prémio, andava à procura de um desafio. "Era anual e algo diferente, maior. Eram 20 páginas. Enviei duas vezes poesia e outras duas ficção. Tinha aquele desafio, a entrega de trabalhos com prazo - entregava no último dia ou na véspera - e o criar uma unidade, como se fossem pequenos livros. Em vez do foco semanal doDN Jovem, era um foco anual. Foi importante porque tinha um objectivo concreto, uma meta, logo na fase inicial, para me focar."

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
A Newsletter O Melhor do Mês no seu e-mail
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.