NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Novidades com vantagens exclusivas: descontos e ofertas em produtos e serviços; divulgação de conteúdos exclusivos e comunicação de novas funcionalidades. (Enviada mensalmente)
"Vaiana 2" faz 368 milhões de euros no fim de semana de estreia e bate recorde
O sucesso da Disney combinado com "Wicked" e "Gladiador II" deu origem a um fim de semana sem precedentes nos cinemas norte-americanos com 400 milhões de euros de faturação.
Vaiana 2estreou na quinta-feira passada e no seu primeiro fim de semana em exibição conseguiu um recorde de 221 milhões de dólares (210 milhões de euros) em bilheteira nos Estados Unidos. O sucesso da Disney combinado comWickedeGladiador IIdeu origem a um fim de semana sem precedentes nos cinemas norte-americanos com 400 milhões de euros de faturação.
No último fim de semana celebrou-se o Dia de Ação de Graças nos Estados Unidos e estabeleceu um novo recorde de vendas para esta época do ano, o anterior pertencia a Frozen 2, em 2019. A nível global, Vaiana 2 arrecadou 368 milhões de euros, sendo o segundo melhor lançamento do ano.
Vaiana 2 começou por ser pensado para uma série na plataforma de streaming Disney+ antes de ser direcionado para os cinemas e ainda conseguiu superar todas as expectativas da produtora em apenas um fim de semana.
Wicked tem sido também um sucesso de bilheteiras e neste fim de semana, que nos Estados Unidos tem uma duração de cinco dias, não mostrou qualquer sinal de desaceleração. O musical da Universal Pictures conseguiu uma faturação de 106,4 milhões de euros, levando a faturação global para 342,8 milhões de euros. Wicked já é a adaptação de Broadway com maior sucesso de bilheteira.
Já Gladiador II caiu 44% em relação ao seu fim de semana de estreia. A sequela faturou 42 milhões de euros no seu segundo fim de semana nas salas. A nível global já conseguiu arrecadar 305 milhões de euros.
Estes três filmes podem mudar o rumo deste ano, que antes das suas estreias estava com vendas 25% a baixo dos níveis pré-pandémicos. Michael O'Leary, presidente e diretor executivo da Associação Nacional de Proprietários de Cinema referiu que "o resto do trimestre parece muito promissor" e que acredita que "o próximo ano seja o primeiro ano normal da indústria em muito tempo". Com os impactos da pandemia, das greves e do crescimento do streaming as vendas de bilheteira têm estado bastante baixas desde 2020.
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Novidades com vantagens exclusivas: descontos e ofertas em produtos e serviços; divulgação de conteúdos exclusivos e comunicação de novas funcionalidades. (Enviada mensalmente)