Sábado – Pense por si

GPS

25% do quadro de Sequeira já pode ser posto no lugar certo

Angariação para compra de A Adoração dos Magos soma 150 mil euros

Capa da Sábado Edição 5 a 11 de agosto
Leia a revista
Em versão ePaper
Ler agora
Edição de 5 a 11 de agosto
As mais lidas GPS
26 de janeiro de 2016 às 17:57

A campanha de angariação de fundos para comprar a telaA Adoração dos Magos, do pintor português Domingos António Sequeira (1768-1837), recolheu cerca de 150 mil euros, revelou hoje a organização.

O director do Museu Nacional de Arte Antiga (MNAA), António Filipe Pimentel, avançou que esta entidade conseguiu, até hoje, obter 25 por cento do custo total da tela, de 600 mil euros, avançou a Lusa.

"Os donativos têm crescido sobretudo pela iniciativa individual dos cidadãos", revelou o responsável à Lusa, esperando que, a partir de agora, sejam "as instituições e as empresas a contribuir para um património que será de todos", ao ser inserido no acervo do MNAA.

Lançada no ano passado, a campanhaVamos pôr o Sequeira no Lugar Certotem como objectivo ajudar o museu a adquirir, a privados, a obra de Domingos Sequeira pintada em 1828, da qual o MNAA possui o desenho final e vários preparatórios.

"Faço um apelo à mobilização colectiva no sentido de sermos todos embaixadores desta causa", disse o director do MNAA, sustentando que esta acção inédita no país, "é um teste e um desafio à sociedade civil para sacudir a inércia".

O resultado do leilão 'online', realizado no início do mês para vender 27 réplicas de pinturas de obras-primas do museu, que estiveram expostas nas ruas históricas de Lisboa - e que rendeu 33.290 euros -, foi também incluído na campanha.

A tela de Domingos Sequeira - considerada "insubstituível" pelo museu - faz parte da série "Palmela", com quatro pinturas religiosas, e o MNAA possui, na sua colecção, os desenhos preparatórios de estudo de todas elas, mas não os respectivos óleos.

Em Portugal, a iniciativa é inédita, mas habitual em países como os Estados Unidos, França ou Reino Unido, onde a primeira campanha no género foi feita em 1906.

Há dois anos, o Louvre, em Paris, um dos museus mais visitados do mundo, recorreu a uma campanha pública de angariação, para financiar a restauração de uma das suas obras mais importantes, a escultura Vitória de Samotrácia, datada de 190 antes de Cristo.

O MNAA tem no seu acervo cerca de 30 obras em pintura e desenho de Domingos Sequeira, cujo trabalho realizado nas primeiras décadas do século XIX se encontrava no "umbral da modernidade", entre o Classicismo e o Romantismo, de um modo similar a Francisco de Goya, seu contemporâneo na cultura espanhola.

Devido ao seu talento, Domingos Sequeira conseguiu protecção aristocrática e uma bolsa para se aperfeiçoar em Roma, onde privou com vários mestres e conquistou prémios académicos.

Para divulgar a campanha -- a decorrer até Abril -- o museu reuniu informação em sequeira.publico.pt.

As doações podem ser feitas em patrocinar.publico.pt, sendo possível escolher os 'pixels' que cada um ajuda a adquirir.

Em Dezembro passado, a Associação Nacional dos Municípios Portugueses (ANMP) e a Associação Nacional de Freguesias (Anafre) fizeram um apelo à participação das autarquias na angariação de fundos, para que o museu adquira "A Adoração dos Magos", de Domingos Sequeira.

O município de Cantanhede contribuiu com o donativo de um "pixel" por cada habitante (0,60 cêntimos), contribuindo com um total de 2.195,70 euros.

A Newsletter SÁBADO Edição Manhã no seu e-mail
Tudo o que precisa de saber sobre o que está a acontecer em Portugal e no mundo. Enviada de segunda a domingo às 10h30