Sábado – Pense por si

Patrick Stewart (1940-2026), o ator que levou Shakespeare às estrelas

O ator britânico morreu quarta-feira, aos 86 anos. Entre o teatro, "Star Trek" e "X-Men", fez da autoridade uma forma de humanidade.

Capa da Sábado Edição 27 de outubro a 2 de novembro
Leia a revista
Em versão ePaper
Ler agora
Edição de 27 de outubro a 2 de novembro
Stewart interpretou, no cinema e em televisão, a personagem que havia de o marcar: Capitão Picard
Stewart interpretou, no cinema e em televisão, a personagem que havia de o marcar: Capitão Picard Tschiponnique Skupin/Geisler-Fot / AP

Muito antes de comandar a Enterprise, Patrick Stewart aprendeu a escutar o perigo. Na pequena casa de Mirfield, em Yorkshire, sentava-se nas escadas com os irmãos e tentava perceber quando as discussões dos pais se transformariam em violência. O pai, antigo militar marcado pela guerra e pelo alcoolismo, . Por vezes, os filhos colocavam-se entre os dois. Aos 12 anos, um professor entregou-lhe Shakespeare e pediu-lhe que lesse em voz alta. Começava, aqui, o palco a transformar-se em escape.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login
A Newsletter SÁBADO Edição Manhã no seu e-mail
Tudo o que precisa de saber sobre o que está a acontecer em Portugal e no mundo. Enviada de segunda a domingo às 10h30