Dezenas de obstáculos marcaram a realização deste filme que tem como mote de partida da epopeia Dom Quixote de la Mancha, mas depois de 20 anos, Terry Gilliam parece ter conseguido finalmente completar o projecto de uma vida. Foi divulgado esta quinta-feira o primeiro trailer do filme.
Com Jonathan Pryce, Adam Driver, Olga Kurylenko, Joana Ribeiro e Stellan Skarsgard no elenco, a história segue um homem que retorna à aldeia onde filmou a sua adaptação cinematográfica de Don Quixote.
Desconhece-se para já a data de estreia deste filme que durante a produção contou com o auxílio do produtor nacional Paulo Branco. Em 2016, Gilliam e Branco chegaram a um acordo em que o segundo forneceria o financiamento necessário para o projecto e ficava com os direitos do mesmo, enquanto o ex-Monty Python teria plena liberdade criativa.
Terry Gilliam pediu a anulação do contrato de produção com a produtora Alfama Films, de Paulo Branco, mas, no ano passado, o Tribunal da Grande Instância de Paris declarou que aquele continua válido.
"Continuo a ter os direitos sobre o filme e será difícil que a situação seja revertida. A decisão de 15 de Junho, que foi comunicada, não resolve nada. Há ainda um processo no Reino Unido", disse Paulo Branco à agência Lusa, esta quarta-feira.
Por seu turno, Pandora da Cunha Telles, da Ukbar Filmes, explicou à agência Lusa que este processo "não inviabiliza nem a exploração comercial nem a circulação do filme", fazendo referência à possibilidade de ser seleccionado para o Festival de Cinema de Cannes, marcado para maio.
"Se o filme vai ou não ser seleccionado, não sabemos, mas não há nada que inviabilize. Não estão em causa direitos de comercialização do filme. Este é um processo privado entre Paulo Branco e Terry Gilliam", disse Pandora da Cunha Telles.