Sábado – Pense por si

Nuno Lopes vence prémio no festival de Veneza

Actor português recebeu Prémio Especial de Melhor Actor pelo filme São Jorge, de Marco Martins

Capa da Sábado Edição 16 a 22 de setembro
Leia a revista
Em versão ePaper
Ler agora
Edição de 16 a 22 de setembro
10 de setembro de 2016 às 19:20

O actor português Nuno Lopes foi hoje distinguido pelo júri da secção Orizzonti, do Festival Internacional de Cinema de Veneza, com o Prémio Especial de Melhor Actor, pelo seu desempenho no filmeSão Jorge, de Marco Martins.

A entrega dos prémios, que ainda decorre em Veneza, distinguiu, na secção Orizzonti, a cineasta belga Fien Troch, como melhor realizadora, pelo filme Home, e, como melhor filme, Liberami, de Federica Di Giacomo.

O festival de cinema de Veneza termina hoje com a entrega dos prémios, na cerimónia de encerramento, marcada para as 19 horas locais, e a exibição da nova versão deOs sete magníficos, clássico dos 'westerns' de Hollywood.

A Filmes do Tejo II, produtora do filmeSão Jorge, anunciou hoje que Nuno Lopes venceu o Prémio Especial de Melhor Actor pelo trabalho naquele filme, estreado na secção Orizzonti, dedicada às "novas tendências do cinema mundial", no segundo dia do festival, a 31 de Agosto.

"No filme, Nuno Lopes é Jorge, um boxeur desempregado que aceita trabalho nocturno numa empresa de cobranças difíceis. Na preparação do papel, Nuno Lopes realizou trabalho de pesquisa em bairros sociais, no meio do boxe e no circuito de cobranças difíceis. O actor ganhou 20 quilos e submeteu-se a um programa de treino físico durante seis meses, chegando na fase de maior intensidade a treinar seis horas diárias de boxe ecrossfit", descreve a produtora.

São Jorgeassinala o regresso do realizador Marco Martins ao trabalho em cinema com o actor Nuno Lopes, numa parceria iniciada emAlice, primeira longa-metragem do realizador, que trouxe a ambos reconhecimento internacional.

O programa do último dia do festival conta igualmente com a projecção deÀ jamais, do francês Benoît Jacquot, uma co-produção portuguesa, rodada integralmente em Portugal, exibida fora de competição.

O júri do festival foi presidido pelo realizador britânico Sam Mendes.

A 73.ª edição do festival de Veneza foi dedicada aos realizadores Michael Cimino e Abbas Kiarostami, recentemente falecidos, e atribuiu o Leão de Ouro de Carreira ao actor francês Jean-Paul Belmondo e ao cineasta polaco Jerzy Skolimowski, realizador de11 minutos, que este ano também será homenageado pelo Lisbon & Estoril Film Festival.

A Newsletter O Melhor do Mês no seu e-mail
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.