Mil e Uma Noites, trilogia de filmes sobre Portugal e a austeridade, teve recepção elogiosa em Cannes por parte da crítica internacional
As Mil e Uma Noites, tríptico de Miguel Gomes composto pelos filmes O Inquieto, O Desolado e O Encantado, inspirado nos populares contos árabes, foi seleccionado para a Quinzena dos Realizadores, uma das iniciativas paralelas ao festival, e mereceu o aplauso da imprensa presente em Cannes.
O Le Monde escreve que a obra é "uma epopeia fantástica, uma canção de amor aos derrotados da História, que são os portugueses de uma Europa em crise".
Já o Hollywood Reporter afirma que a obra de Miguel Gomes é um "testemunho do poder das histórias feitas para entreter", mas também das que "cristalizam as preocupações" dos espectadores, embora alerte que o conjunto dos três filmes, totalizando seis horas, terá a vida dificultada para uma estreia comercial em França.
De acordo com a revista Première, O Inquieto, o primeiro filme, terá estreia comercial em França a 24 de Junho.
A actriz Crista Alfaiate interpreta o papel de Xerazade. O elenco inclui actores profissionais e amadores, como Adriano Luz, Carloto Cotta, Gonçalo Waddington, Joana de Verona, Rogério Samora, Margarida Carpinteiro e Cristina Carvalhal, entre outros.