A Volvo apresentou um carro 100% elétrico que combina a elegância refinada de uma berlina, a adaptabilidade de um fastback e o interior espaçoso e a maior distância ao solo típico dos SUVs.
Segundo responsáveis da marca, o ES90 foi projetado para evoluir com o tempo. Alimentado por computadores de última geração que representam uma melhoria de oito vezes em relação à geração anterior, é o primeiro Volvo com tecnologia de 800V, que oferece uma autonomia maior: são 700 quilómetros, como se exige de um grande estradista, e carregamentos mais rápido do que qualquer outro Volvo elétrico anterior. Permite também carregamentos DC de até 380kW. Isto é, permite dar uma carga de 300 km em apenas 10 minutos.
A construtora sueca ressalva, no entanto, que em causa estará a versão topo de gama do ES90, equipado com dois motores eléctricos (Twin Motor). Ainda assim, a autonomia anunciada da versão Single Motor Extended Range é de 650 km.
"O Volvo ES90 combina as nossas tecnologias mais avançadas com o design escandinavo e o conforto superior, criando um verdadeiro automóvel premium, projetado para melhorar a qualidade de vida", diz Jim Rowan, CEO da Volvo. "Ele junta-se ao EX90 como mais um dos nossos modelos de topo e solidifica a nossa posição como líder da indústria em automóveis definidos por software que aproveitam o poder da computação central."
O sistema de 800 volts também permite motores e componentes mais leves para reduzir o peso total da berlina, o que leva ao aumento da eficiência energética assim como da aceleração e da autonomia.
Destaque-se também a montagem de materiais de origem biológica, como já vem sendo apanágio da Volvo, com os painéis de madeira montados no habitáculo a serem certificados pela organização não governamental Forest Stewardship Council (FSC).
Com o livro de encomendas aberto em mercados selecionados, incluindo Portugal, o ES90 é a mais recente adição ao portfólio de automóveis premium do fabricante sueco. É o sexto modelo totalmente elétrico, juntando-se aos EX90, EX40, EC40 e EX30.
Os preços anunciados na versão Single Motor Extended Range começam nos 72.950€, enquanto a versão Twin Motor está disponível a partir de 82.150€.