A Índia pela lente do icónico Steve McCurry

A primeira exposição individual em Portugal de Steve McCurry, o autor do retrato da rapariga afegã que se tornou um ícone do século XX, inaugura no dia 9 na Galeria Barbado

Sábado
Leia a revista
Em versão ePaper
Ler agora
Edição de 25 de fevereiro a 3 de março
As mais lidas GPS
A Índia pela lente do icónico Steve McCurry
Markus Almeida 09 de abril de 2016
Alexandre Azevedo

É o autor de um dos retratos mais reproduzidos do século XX - a Rapariga Afegã, que fez a capa da revista National Geographic em Junho de 1985, e que em 2002 originou uma expedição para encontrar a rapariga, agora mãe de três filhos, a viver no Afeganistão - e inaugura a sua primeira exposição individual em Portugal, este sábado, dia 9, na Galeria Barbado, em Lisboa.



Steve McCurry, galardoado quatro vezes com o primeiro prémio no World Press Photo, e distinguido nos últimos 30 anos com outros dos mais importantes galardões de fotografia. Entre estes conta-se a Medalha de Ouro Robert Capa, que lhe foi entregue em 1980 pela sua cobertura da invasão soviética ao Afeganistão.



"O Steve McCurry é um dos fotógrafos mais conhecidos e mais amados do público", diz ao GPS João Barbado, um admirador assumido da obra de McCurry. Na exposição inaugural da sua galeria de arte, no Verão de 2015, mostrou duas fotografias do autor norte-americano. Nessa ocasião apresentou como cartão de visita imagens de artistas como Martin Parr (que, como agora McCurry, voltou mais tarde para uma exposição individual na mesma galeria), Ren Hang ou Nadav Kander.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login
A Newsletter Semanal Gps no seu e-mail
A GPS indica-lhe as melhores sugestões de fim de semana. Receba todas as semanas no seu email. (Enviada semanalmente)