Uma das mais famosas arquitectas mundiais, Hadid entrou na história em 2004. Morreu em Miami, esta quinta-feira, com 65 anos
A famosa arquitecta Zaha Hadid faleceu, esta quinta-feira, em Miami, aos 65 anos. "É com grande tristeza que a Zaha Hadid Architects confirma que Zaha Hadid morreu subitamente em Miami às primeiras horas desta manhã", revelou o seu atelier em Londres. Segundo o The Guardian, a arquitecta estava internada num hospital de Miami para tratar uma bronquite e terá morrido de ataque cardíaco.
Inglesa de origem , Hadid foi a primeira mulher a ganhar o Pritzker, o prémio mais importante do mundo da arquitectura (equivalente a um Nobel), em 2004. "Zaha Hadid era amplamente considerada como a mais importante mulher arquiteta do mundo de hoje", afirmou o seu atelier.
Respeitada e valorizada num mundo marcadamente masculino, Zaha Hadid, que também tinha excelentes aptidões para a expressão plástica, nasceu em Bagdad em 1950 e residia em Londres, onde se formou na Architectural Association em 1977. Foi também a primeira mulher a receber a medalha real para a Arquitectura, em 2015, depois de Jean Nouvel, Frank Gehry e Oscar Niemeyer.
Os seus trabalhos mais conhecidos incluem o Centro Cultural Heydar Aliyev, em Baku, no Azerbaijão, o museu MAXXI, em Roma, e o Centro Aquático das olimpíadas de Londres de 2012, além da Ópera Guangzhou e a Innovation Tower de Hong Kong, ambos na China. Também foi Hadid que desenhou a sede da BMW em Leipzig, na Alemanha, e o Centro Rosenthal de Arte Contemporânea, no Ohio, EUA.