A série japonesa venceu o prémio de Melhor Série Dramática na 82ª cerimónia dos Globos de Ouro. "Não fiquei surpreendido", conta Joaquim de Almeida à SÁBADO.
Shogun, a série japonesa premiada nos Globos de Ouro de 2025, conta com a participação dos atores portugueses Joaquim de Almeida, Paulino Nunes e Louis Ferreira (luso-canadiano). "Não fiquei surpreendido com o prémio, a série já tinha sido premiada antes [venceu o Emmy de Melhor Série Dramática em 2024] e estava muito bem feita, tinha uma fotografia incrível", relata Joaquim de Almeida, que faz uma participação especial no segundo episódio, à SÁBADO. Shogun passa-se no Japão e "foi filmada em Vancouver [no Canadá]", conta. O ator recorda também que [na série] "as personagens portuguesas falavam inglês, infelizmente".
A produção da FX é uma adaptação do romance homónimo de James Clavell, Shogun (1975), que se passa no Japão no século XVII. Os padres jesuítas e os comerciantes portugueses desempenham um papel essencial nesta história que já tinha sido adaptada para minissérie em 1980.
Em Shogun, Joaquim de Almeida dá vida a Padre Domingo. "Tinham-me oferecido outra personagem, com uma participação maior, mas não achei tão interessante", revela. "Estava um bocado irreconhecível, mas foi por isso que achei piada fazer".
Joaquim de Almeida nasceu em Lisboa, em 1957, mas viveu 48 anos nos EUA. Prosseguiu com os estudos em Viena, na Áustria, e em 1977 foi admitido no Lee Strasberg Theatre and Film Institute, em Nova Iorque, onde também estudaram personalidades conhecidas do público, como Lady Gaga, Scarlett Johansson e Robert De Niro.
A sua carreira no mundo do cinema começa em 1981 e desde então, já participou em mais de 100 filmes e séries. O Soldado (1982), de James Glickenhaus; O Cônsul Honorário (1983), de John Mackenzie; Velocidade Furiosa (2011), de Justin Lin, e A Gaiola Dourada (2013), de Ruben Alves, são algumas das longas-metragens em que figura.
O português Paulino Nunes também participa na série e interpreta Padre Dell'Aqua. Nasceu na ilha do Faial, nos Açores, em 1968, e já participou em filmes como Brooklyn (2005) e O Traidor (2008), e em séries como The Boys (2019).
Louis Ferreira é o único dos três atores que não interpreta uma personagem ligada à Igreja. Foi-lhe destinado o papel de capitão do Navio Negro, responsável pelo comércio entre o Império Português e o Japão. O ator nasceu em 1966, na ilha Terceira nos Açores, e emigrou com os pais para o Canadá nos primeiros anos de vida. Ao longo da sua carreira fez parte do elenco de séries como SGU Stargate Universe (2009), Motive (2013) e Bad Blood (2017).
Shogun venceu o prémio de Melhor Série Dramática do Ano na 82ª cerimónia dos Globos de Ouro, que aconteceu a 5 de janeiro, em Los Angeles, nos EUA. Estreou em fevereiro de 2024 na Disney+ e também foi premiada com os galardões de de Melhor Atriz para Anna Sawai, Melhor Ator para Hiroyuki Sanada e Melhor Ator Secundário para Tadanobu Asano.