O Ministro da Cultura, Luís Castro Mendes, afirmou que está "muito satisfeito" com o acordo alcançado com a Fundação Berardo
Contactada pela agência Lusa, fonte do gabinete do ministro da Cultura, Luís Filipe Castro Mendes, indicou que "o Estado vai manter o direito de preferência na aquisição da coleção", composta por cerca de 900 obras, de acordo com o protocolo assinado em 2016.
Uma adenda colocada no novo protocolo determina que a dotação do Estado para a Fundação Berardo, que gere o museu, vai ser definida a dois anos - para despesas de funcionamento e de programação - em vez de anualmente, como estava previsto no anterior acordo.
Ministro da Cultura satisfeito com acordo
Luís Castro Mendes afirmou que está "muito satisfeito" com o acordo alcançado com a Fundação Berardo para a manutenção da colecção no Centro Cultural de Belém (CCB), considerando que o mesmo é positivo para todas as partes.
"Devo dizer que estou muito satisfeito com o resultado, que o resultado é um resultado satisfatório para todas as partes envolvidas, ‘win-win’, como se diz agora. Eu penso que é ‘win-win’ porque ambos temos satisfação", declarou Luís Castro Mendes.