Secções
Entrar

Antigo presidente do Banco Europeu suspeito de corrupção

João Carlos Barradas 24 de junho de 2024 às 15:32

A Procuradoria Europeia confirmou esta segunda-feira estar em curso uma investigação envolvendo "duas pessoas suspeitas de corrupção, tráfico de influência, bem como de desvio de dinheiro".

O ex-presidente do Banco Europeu de Investimento (BEI), Werner Hoyer, está a ser investigado por corrupção, tendo o economista alemão afirmado "cooperar sem reservas com a Procuradoria Europeia para um completo esclarecimento dos factos".

REUTERS/Hannah McKay/Pool

A Procuradoria Europeia confirmou em comunicado divulgado esta segunda-feira estar em curso uma investigação envolvendo "duas pessoas suspeitas de corrupção, tráfico de influência, bem como de desvio de dinheiro".

O inquérito, iniciado este ano em data não especificada, implicou o levantamento da imunidade de dois funcionários não identificados do BEI, mas as primeiras informações veiculados por diversos órgãos de informação na Bélgica, Luxemburgo, Grã-Bretanha e Alemanha indicavam tratar-se de Hoyer e de um antigo empregado do banco com sede no Luxemburgo.

O caso envolve a autorização de Hoyer a um pagamento de indemnização por rescisão de contrato do funcionário não-identificado, revelou o advogado do ex-presidente, Nikolaos Gazeas, que classificou as alegações contra o seu cliente como "carentes de fundamento e completamente absurdas".

Hoyer, de 72 anos, presidiu ao BEI entre 2012 e 2023, tendo sido anteriormente ministro em representação do Partido dos Democratas Livres, liberal, em governos de coligação liderados pelos democratas-cristãos Angela Merkel e Helmut Kohl.

O BEI, fundado em 1958 e presidido pela espanhola Nadia Calviño, financia projetos no quadro dos objetivos estratégicos da União Europeia e é a maior instituição multilateral de financiamento a projetos de desenvolvimento.

O Gabinete do Procurador Público Europeu, criado em 2021, investiga delitos de fraude, corrupção e branqueamento de dinheiro envolvendo os interesses financeiros da União Europeia.

A romena Codru?a Kövesi dirige a Procuradoria Europeia sedeada no Luxemburgo.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela