Sábado – Pense por si

Entrevista
Entrevista

Carlos Fiolhais: “Contar anedotas é uma maneira pedagógica de ensinar ciência”

Carlos Fiolhais: “Contar anedotas é uma maneira pedagógica de ensinar ciência”
Vanda Marques 24 de julho de 2024 às 23:00

Divulgador científico, usa o humor para explicar a Física e tornar simples o complicado. Depois de 44 anos como professor na Universidade de Coimbra, vai ter uma biblioteca com o seu nome.

Tem mais de 40 mil livros – “parte deles ocupam uma garagem para três carros” – conta o físico. A sua coleção vai ser uma biblioteca em Coimbra com o seu nome. Carlos Fiolhais, cientista, diz que ficou feliz com a ideia da câmara de Coimbra e que sente que “os livros são uma maneira de anular a morte”. Depois de uma carreira universitária de 44 anos, 70 livros publicados, agora uma biblioteca. Vai chamar-se Estação Elevatória de Coimbra – Biblioteca Carlos Fiolhais e fica na Antiga Estação Elevatória do Parque. No passado dia 17, foi assinado o protocolo para a instalação da biblioteca. A sua paixão sempre foi divulgar a ciência, e começou nos anos 80, ao volante de um Renault 5, a percorrer as escolas do País para provar que a Física não é aborrecida. Com anedotas e histórias da vida dos cientistas, sempre com um sentido de humor, também não faltaram anedotas na entrevista à SÁBADO.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
A Newsletter Para Si é SÁBADO no seu e-mail
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Novidades com vantagens exclusivas: descontos e ofertas em produtos e serviços; divulgação de conteúdos exclusivos e comunicação de novas funcionalidades. (Enviada mensalmente)