Sábado – Pense por si

Entrevista

“Não aceitamos deixar morrer um adulto, uma criança muito menos”

“Não aceitamos deixar morrer um adulto, uma criança muito menos”
Lucília Galha 18 de março de 2021 às 14:43

Miroslava Gonçalves, diretora do serviço de Cirurgia Pediátrica do Hospital de Santa Maria, recebeu o título de comendadora da Ordem do Mérito do Presidente da República. É conhecida por somar casos impossíveis, como o do rapaz recusado por 45 hospitais estrangeiros ou aquele que foi mandado para casa para morrer.

Biografia Nome:

Miroslava Gonçalves

Cargo:

Diretora do serviço de Cirurgia Pediátrica do Hospital de St. Maria

Nascimento:

65 anos

Nacionalidade:

Venezuela

Rebuçados, tem sempre "montes deles", diz à SÁBADO. Saltam à vista na secretária do seu gabinete dois recipientes cheios. Também tem chupas para os mais pequenos. "Os pediatras não gostam, mas eu digo sempre aos miúdos para lavarem os dentes", diz, em tom de brincadeira. A propósito deles, aponta para o desenho de um castelo afixado num quadro, ali ao lado: "Foi um miúdo complicado a quem tive de tirar um pulmão e que está ótimo. Todos os dias de manhã me chamava para eu lhe ir dar um rebuçado", recorda. Histórias não lhe faltam, Miroslava Gonçalves tem 65 anos, está há 17 no Hospital de Santa Maria e há 11 tornou-se na primeira diretora do serviço de Cirurgia Pediátrica. Não tem medo da idade. "Era impossível ter as vivências que tenho, dois filhos já formados, netos, estar no lugar onde estou, se os anos não tivessem passado. A outra opção seria não estar viva, então estou bem assim", diz.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
A Newsletter Para Si é SÁBADO no seu e-mail
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Novidades com vantagens exclusivas: descontos e ofertas em produtos e serviços; divulgação de conteúdos exclusivos e comunicação de novas funcionalidades. (Enviada mensalmente)