Sábado – Pense por si

Taxas negativas penalizam certificados de aforro

Negócios 14 de abril de 2015 às 17:25

As Euribor negativas vão ser reflectidas nos créditos. Mas também nas poupanças. Quem investiu não perderá o dinheiro que investiu

As Euribor negativas vão ser reflectidas nos créditos. Mas também nas poupanças. Não nos depósitos a prazo, mas nos produtos comercializados pelo Estado. Já este mês, os aforradores viram o indexante reduzir o prémio dos certificados de aforro (CA) subscritos há mais de 30 anos. A porta está aberta às restantes séries destes títulos, caso a média da Euribor a três meses fique negativa. Mas as taxas com sinal de menos nunca poderão ditar uma redução no valor aplicado por cada um dos aforradores portugueses.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.