Sábado – Pense por si

Governo propõe aumento do salário mínimo para 580 euros

05 de dezembro de 2017 às 17:49
As mais lidas

Os parceiros sociais dizem que esta proposta de aumento não está de acordo com os seus objectivos.

O Governo propôs que o salário mínimo nacional (SMN) aumentasse dos 557 para os 580 euros no próximo ano.

A Confederação de Comércio e de Serviços de Portugal (CCP) diz que este valor proposto não está de acordo com os seus objectivos. O Governo não apresentou compensações para as empresas.

A próxima reunião com o executivo acontece a 19 de Dezembro.

OCDE quer despedimentos mais fáceis e salário mínimo congelado
Salário mínimo nacional aumenta em Outubro
OCDE quer despedimentos mais fáceis e salário mínimo congelado
Salário mínimo nacional aumenta em Outubro

O Governo divulgou esta terça-feira um relatório em que informava que mais de um quinto dos trabalhadores em Portugal recebe o salário mínimo nacional (SMN), totalizando 713 mil trabalhadores, mais 9,4% do que no mesmo período do ano passado, foi hoje divulgado pelo Governo.

De acordo com o relatório que o Governo entregou hoje aos parceiros sociais e divulgou no seu portal da Internet, em Setembro foram declarados à Segurança Social 713,2 mil trabalhadores como auferindo o SMN, o que representa um peso relativo de 21,6% no total de empregados.

Em relação ao mesmo período de 2016 existem mais 61,5 mil trabalhadores a receber o salário mínimo, o que representa uma subida de 9,4%. 

Actualmente, o SMN em Portugal é de 557 euros por mês. 
Urbanista

A repressão nunca é sustentável

Talvez não a 3.ª Guerra Mundial como a história nos conta, mas uma guerra diferente. Medo e destruição ainda existem, mas a mobilização total deu lugar a batalhas invisíveis: ciberataques, desinformação e controlo das redes.