Sábado – Pense por si

Contribuintes são considerados notificados 5 dias após chegada ao email

Os contribuintes que ativaram notificações eletrónicas pela Via CTT são considerados notificados 5 dias após a chegada da informação à caixa postal eletrónica, "independentemente da data do acesso"

Os contribuintes que activaram notificações electrónicas pela Via CTT são considerados notificados 5 dias após a chegada da informação à caixa postal electrónica, "independentemente da data do acesso" pelo contribuinte, avisa a Autoridade Tributária (AT).

Clubes devem 25 milhões de euros ao Fisco
'Mensagem falsa' na Internet para contribuintes pagarem dívidas ao fisco
Clubes devem 25 milhões de euros ao Fisco
'Mensagem falsa' na Internet para contribuintes pagarem dívidas ao fisco

O Fisco está a enviar e-mails aos contribuintes recordando que foram feitas alterações no regime de notificações electrónicas pela Via CTT previsto no Código de Procedimento e de Processo Tributário (CPPT), em especial no que respeita ao momento em que o contribuinte se considera notificado.

Em causa está o decreto-lei n.º 93/2017, de 1 Agosto, que entrou em vigor em 01 de Julho, e cria o serviço público de notificações electrónicas associado à morada única digital, no âmbito do programa SIMPLEX+.

Com essas alterações, clarifica a AT, "as notificações efectuadas para a caixa postal electrónica (CPE) consideram-se feitas no quinto dia posterior ao registo de disponibilização na caixa postal electrónica da pessoa a notificar, independentemente da data do acesso".

Até à entrada em vigor deste decreto-lei, as notificações efectuadas por transmissão electrónica de dados consideravam-se feitas no momento em que o destinatário acedesse à caixa postal electrónica.