Sábado – Pense por si

BCE comprou €489 milhões em dívida pública portuguesa

05 de março de 2018 às 16:33
As mais lidas

O Banco Central Europeu (BCE) comprou 489 milhões de euros em títulos de dívida pública portuguesa em Fevereiro, segundo dados hoje divulgados.

O Banco Central Europeu (BCE) comprou 489 milhões de euros em títulos de dívida pública portuguesa em Fevereiro, segundo dados hoje divulgados.

De acordo com os números divulgados por Frankfurt, em Fevereiro, o Eurosistema comprou 21.801 milhões de euros de dívida pública, sendo as maiores compras na Alemanha (5.078 milhões de euros), em França (4.224 milhões) e em Itália (3.638 milhões).

Já de Portugal, o BCE comprou 489 milhões de euros.

O BCE deu início ao programa alargado de compra de activos públicos e privados (o chamado 'quantitative easing'), em Março de 2015, para estimular a economia, tendo desde então comprado 32.014 milhões de euros em dívida portuguesa.

Este programa, que tem por objectivo ajudar a estimular a economia, foi prolongado até final de Setembro deste ano.

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.