O objectivo da Bayer é criar o maior fabricante mundial de produtos químicos e sementes para a agricultura. Para financiar a operação, a gigante alemã pretende concretizar um aumento de capital e uma emissão de dívida
Bayer oferece 55 mil milhões de euros pela Monsanto
O grupo químico e farmacêutico alemão Bayer lançou, esta segunda-feira, uma Oferta Pública de Aquisição (OPA) sobre a Monsanto, oferecendo 62 mil milhões de dólares (55,2 mil milhões de euros) pela totalidade do grupo norte-americano.
Brendan McDermid
Em comunicado, a Bayer assinala que a oferta se traduz em 122 dólares (109 euros) por cada acção da Monsanto, o que corresponde um prémio de entre 33 e 37% face ao preço médio actual das acções da companhia norte-americana.
O objectivo da Bayer é criar o maior fabricante mundial de produtos químicos e sementes para a agricultura.
Para financiar a operação, a gigante alemã pretende concretizar um aumento de capital e uma emissão de dívida, pelo que contará com o apoio do Bank of America Merrill Lynch e do Credit Suisse para a sua realização.
"Juntos podemos unir a experiência coletiva de ambas as empresas para construir um líder agrícola com capacidades de inovação excepcionais para o benefício de agricultores, consumidores, colaboradores e as comunidades onde operamos", sinalizou o administrador-delegado da Bayer, Werner Baumann, citado na nota.
O responsável mostrou-se ainda convencido de que a operação empresarial criará "valor substancial" para os accionistas de ambas as companhias.
Na quinta-feira, a Bayer e a Monsanto tinham confirmado estar em conversações para formar um dos principais grupos industriais do mundo no sector farmacêutico, químico e de produtos químicos e sementes para a agricultura.
Descubra as Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.