Secções
Entrar

Teleconferência da OPEP discute "situação dramática" do petróleo

21 de abril de 2020 às 22:53

Durante a conferência "informal", os participantes "reiteraram o seu compromisso em ajustar a produção de petróleo" nos termos do acordo alcançado no passado dia 12.

Vários países membros da OPEP e outros produtores de petróleo estiveram esta terça-feira em teleconferência para discutir "a situação dramática" no mercado petrolífero, devido à queda dos preços associada à pandemia decovid-19, indicou a organização.

A informação foi divulgada numa série de mensagens na rede social Twitter pela Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP).

Durante a conferência "informal", os participantes "reiteraram o seu compromisso em ajustar a produção de petróleo" nos termos do acordo alcançado no passado dia 12.

Nessa data, a OPEP+ (que reúne os membros da Organização dos Países Exportadores de Petróleo e outros produtores, como a Rússia) concluiu um acordo para cortar a produção em 9,7 milhões de barris por dia, a redução mais importante de sempre.

A decisão foi tomada após uma guerra de preços entre Riade e Moscovo e destina-se a travar a queda do preço do petróleo, numa altura de forte diminuição da procura, com a atividade económica quase paralisada pela pandemia de covid-19.

A Arábia Saudita, maior exportador mundial, disse hoje que está a "vigiar de perto" os mercados petrolíferos e pronta para "medidas suplementares" após os preços do petróleo terem atingido níveis historicamente baixos.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela