Secções
Entrar

Supervisão deve ter atitude mais "intrusiva e proactiva", diz secretário de Estado

05 de maio de 2016 às 10:42

Ricardo Mourinho Félix acusou o anterior governo de ter um diálogo cheio de "equívocos" com a DG-Comp

O secretário de Estado Adjunto, do Tesouro e das Finanças, Ricardo Mourinho Félix, disse hoje que a supervisão bancária deve ter uma atitude mais "intrusiva e proactiva" após vários problemas em anos recentes na banca.

Na comissão de inquérito sobre o Banif, onde esteve a ser ouvido, Mourinho Félix pediu um maior ênfase em "sistemas de informação fiáveis" que permitam ao supervisor - Banco de Portugal - actuar com maior determinação em matérias como a "retirada de idoneidade" de administradores "quando exista evidência de actos claramente lesivos".

O governante falou perto de uma hora no arranque da sua audição, e foram várias as observações sobre o anterior executivo PSD/CDS-PP e o problema do Banif.

Para Ricardo Mourinho Félix, o executivo de então e a DG Comp [Direcção-Geral da Concorrência] da Comissão Europeia tiveram um diálogo feito muitas vezes de "equívocos".

"Havia uma falta de compreensão do Governo daquilo que a DG Comp estava a pedir", vincou, referindo-se aos vários planos de reestruturação sobre o Banif que, diz, Bruxelas pediu.

O Governo PSD/CDS-PP, acredita Ricardo Mourinho Félix, ia nessa altura apresentando novas versões de um mesmo plano, e não novos planos de reestruturação.

"Tenho as maiores dúvidas que houvesse um entendimento claro entre o [então] Governo e a DG Comp", concretizou, vincando ainda que Bruxelas "não acreditava" nos dados apresentados sobre o Banif, o que criou uma "extraordinária descrença" nos planos de reestruturação.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela