Secções
Entrar

Reduzir o preço das casas “é tornar os portugueses mais pobres”

SÁBADO 06 de março de 2023 às 08:46

Na visão da APEMIP, as medidas do plano Mais Habitação para reduzir os preços dos imóveis são “nefastas” porque vão tornar os 4 milhões de proprietários portugueses “mais pobres”.

O presidente da APEMIP defende que as medidas do plano Mais Habitação, que está em consulta pública, são "nefastas". Paulo Caiado critica o facto de o lema do plano consistir em descer o preço das casas. Um objetivo que espera que não seja concretizado por defender que irá desvalorizar as habitações, "a reserva de valor da maioria das famílias portuguesas". No que toca ao fim dos vistos gold, considera que se trata de uma medida mais ideológica do que racional.

Classificou as medidas do plano Mais Habitação como "assustadoras" e garante que vão ter impacto negativo para os portugueses. Porquê? Cria instabilidade? Para a APEMIP é inconstitucional este plano?
Sobre o tema da constitucionalidade ou não de algumas das medidas não me pronuncio, não tenho qualquer competência para o fazer. O que considero necessário é abordar este tema com grande racionalidade, e aquilo que nos preocupa é que estas medidas deveriam ter a capacidade para não ter de ter como lema reduzir o preço das casas. Isso é nefasto para a generalidade das pessoas porque vamos tornar 73% das famílias portuguesas [percentagem de proprietários de imóveis] mais pobres. Este princípio não nos parece correto, há outros caminho. Não há uma solução mágica, obviamente . É necessário um conjunto de soluções.

Leia toda a entrevista noJornal de Negócios.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela