Secções
Entrar

Portugal recebe 10,2 milhões de euros para acolher refugiados

26 de fevereiro de 2018 às 21:32

A União Europeia vai contribuir com cerca de 10,2 milhões de euros, "na sequência da disponibilidade manifestada por Portugal para receber mais 1.010 refugiados".


1 de 3
Foto: Chrissa Giannakoudi/NurPhoto via Getty Images
Foto: BERTRAND GUAY/AFP/Getty Images
Foto: Lusa

A União Europeia (UE) vai contribuir com quase 10,2 milhões de euros para o programa de reinstalação de refugiados em Portugal, revelou esta segunda-feira fonte do Ministério da Administração Interna.

A contribuição da UE foi aprovada pela Comissão Europeia no passado dia 22, com o objectivo do "reforço financeiro do Programa Nacional do Fundo para o Asilo, Migração e Integração (FAMI), na sequência da disponibilidade manifestada por Portugal para receber mais 1.010 refugiados".

O FAMI é "o instrumento financeiro que permite a implementação, a nível nacional, do Sistema Europeu Comum de Asilo e o desenvolvimento de estratégias de integração aos níveis local e regional".

Portugal acolherá mais 1.010 refugiados no decorrer deste ano e do próximo, no âmbito do Programa de Reinstalação de Refugiados do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR).

Com este novo compromisso com a ACNUR, os 1.010 refugiados em Portugal juntar-se-ão aos 1.700 que já se encontram no país, estes últimos ao abrigo do Programa de Recolocação da União Europeia e no âmbito do acordo entre a UE e a Turquia.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela