Secções
Entrar

Portugal colocou 4 mil ME de dívida a 15 anos com taxa inferior a 1%

01 de julho de 2020 às 22:43

De acordo com o Ministério das Finanças, com esta emissão, verificou-se "nos últimos dois anos, e apesar da atual situação de crise provocada pela pandemia da covid-19, uma melhoria significativa das condições de financiamento do Estado.

Portugal colocou hoje no mercado uma emissão de 4 mil milhões de euros em Obrigações do Tesouro, com uma maturidade a 15 anos a uma taxa de juro de 0,928%, adiantou o Ministério das Finanças em comunicado.

"A procura superou os 40 mil milhões de euros, sendo assim mais de 10 vezes superior ao montante colocado", informou a tutela.

Na mesma nota, o ministério recordou que na "anterior emissão a 15 anos, que decorreu em abril de 2018, colocou 3 mil milhões de euros a uma taxa de 2,325%, tendo a procura sido de 16 mil milhões de euros, ou seja, cinco vezes superior".

De acordo com o Ministério das Finanças, com esta emissão, verificou-se "nos últimos dois anos, e apesar da atual situação de crise provocada pela pandemia da covid-19, uma melhoria significativa das condições de financiamento do Estado, refletindo a confiança dos mercados na retoma da economia portuguesa e no desempenho das contas públicas".

Num outro comunicado, o IGCP - Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública referiu que esta é a terceira transação de Portugal em 2020 e, que, "com esta emissão, a República [Portuguesa] atingiu mais de 69,1% da meta de emissões, de 29,3 mil milhões de euros de euros", este ano.

De acordo com o IGCP, esta emissão contou com a participação de mais de 380 entidades, "representando uma procura forte e diversificada, principalmente da Europa, especialmente de França, Itália, Espanha e Reino Unido".

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela